Ciberataque a USG(universidade norte-americana da Georgia), afetou 800 mil indivíduos.

 

Em 2023, a Universidade da Geórgia nos Estados Unidos sofreu um ciberataque que explorou uma vulnerabilidade no MOVEit (software gerenciado de transferência de arquivos). Como resultado desse incidente, os números de Segurança Social e contas bancárias relacionadas foram comprometidos para aproximadamente 800 mil pessoas.

A University System of Georgia notificou 800 mil pessoas de que as suas informações pessoais e financeiras – nomeadamente os números de segurança social e de contas bancárias – foram comprometidas no ataque, ocorrido em maio de 2023.

O grupo ransomware Cl0p explorou uma vulnerabilidade no software MOVEit para acessar e roubar informações de organizações que utilizam esse programa.

Até este momento, mais de 2000 organizações relataram ter sido afetadas por essa vulnerabilidade e acredita-se que o ataque tenha impactado os dados de cerca de 60 milhões de pessoas.

Cerca de 900 instituições educacionais nos Estados Unidos foram atacadas por meio dessa vulnerabilidade, e a University System of Georgia é a primeira entidade educacional a admitir ter sido vítima desse tipo de campanha. Na época do incidente, essa universidade usava o MOVEit para “transferir e armazenar dados pessoais sensíveis”.

 

Postado em Tera Talks.