O sistema operacional mais querido pelos usuários chega ao fim, e deixará de receber atualizações.

 

O ciclo de vida do Windows 7 chegou oficialmente ao fim, com a versão POSReady deixando de receber suporte da Microsoft na última semana. Isso significa que, a partir de agora, não haverá mais atualizações de segurança ou correções para esse sistema operacional, encerrando de vez sua trajetória. A versão POSReady é amplamente utilizada em dispositivos de pontos de venda, como caixas de pagamento em lojas e totens de autoatendimento em restaurantes. Com o fim do suporte, esses equipamentos podem ficar vulneráveis a falhas de segurança e incompatibilidades, exigindo uma migração para sistemas mais recentes e seguros.

Fim do Windows 7 após 15 anos de história

O Windows 7, talvez uma das versões mais queridas do sistema operacional, teve outras duas fases de fim de suporte. A primeira fase de fim do Windows 7 aconteceu em janeiro de 2020, quando a Microsoft encerrou as atualizações para o sistema operacional. A segunda aconteceu em janeiro de 2023, data em que acabou o serviço pago com updates extras. Antes mesmo do fim do Windows 7 de forma completa, aplicativos como Steam e o Chrome encerraram o vínculo com o sistema. A loja de jogos parou de atualizar a sua versão para Windows 7 no início deste ano. Com isso, o client da Steam pode parar de funcionar a qualquer momento e não será mais possível jogar por lá. Contudo, claro, é importante destacar que ninguém usaria um Windows 7 de PDV para jogar na Steam. Já o Chrome cortou as atualizações para o Windows 7 em janeiro de 2023. Navegador da própria Microsoft, até o Edge parou de atualizar a sua versão no sistema operacional em dezembro de 2022.

Mesmo que pare de receber atualizações, a certeza é que o Windows 7 POSReady seguirá ativo. Sistemas operacionais de ponto de venda (PDV) costumam ser mais longevos, visto que seu objetivo é praticamente realizar pedidos e gerenciar o caixa.

Isso significa que, a partir de agora, se houver falhas graves no sistema, como um exploit de kernel, não haverá mais correções ou patches. Para aqueles que ainda insistem em usar essa versão antiga do Windows, a segurança é uma preocupação séria. Em breve, o Windows 10 também verá seu suporte principal encerrar, com a versão 22H2 sendo uma das últimas.

Contudo, algumas edições especiais, como o Windows 10 LTSC (Canal de Manutenção de Longo Prazo), continuarão recebendo atualizações críticas por mais tempo, algo voltado principalmente para usuários corporativos.

Essas versões LTSC são voltadas a empresas que desejam um ciclo de vida mais longo e maior estabilidade, sem precisar atualizar com tanta frequência. Isso inclui o Windows 10 LTSC 201, equivalente à versão 21H2 do Windows 10.

Windows 11 é constantemente melhorado, especialmente no quesito segurança, para proteger dados e privacidade.

Postado em Tera Talks.