Golpe promete dinheiro fácil em troca de tarefas simples e rápidas, e está entre os mais comuns do WhatsApp
Você provavelmente já recebeu alguma proposta de emprego no seu WhatsApp enviada por um número desconhecido de outro país. A mensagem oferece pagamento por tarefas simples e rápidas, como curtir vídeos do TikTok – e trata-se de um dos golpes mais comuns na plataforma.
Criminosos utilizam o golpe do emprego no WhatsApp para roubar informações pessoais dos usuários ou fazer com que invistam dinheiro em plataformas duvidosas;
Atraindo as vítimas com a promessa de dinheiro fácil, os golpistas geralmente encaminham links para colher informações pessoais – golpe conhecido como phishing – utilizadas para clonagem de cartões, empréstimos em bancos e outros tipos de fraudes.
“É uma tática cada vez mais utilizada por cibercriminosos, bancos, prestadores de serviço ou qualquer outro tipo de proposta suspeita deve ser avaliada com muito cuidado, pois os criminosos estão cada vez mais engenhosos. Muitas vezes, a exploração é feita por meio de botões ou anexos, por isso, esteja sempre atento ao emissor das mensagens e principalmente suas origens. Outro ponto é o caso de explorações de Phishing que possuem alvos direcionados(como empresas e organizações alvo de criminosos), nesses casos é muito importante alertar a área de Tecnologia da informação para que a investigação da ocorrência seja iniciada o mais breve possível”, explicou Andre Alves, especialista em cibersegurança, da TERA TECNOLOGIA.
Como se proteger?
O primeiro passo para se proteger é nunca clicar em links enviados por números desconhecidos.
Nunca coloque número de cartão de crédito em páginas que você não conhece ou que o endereço da URL esteja duvidoso.
Além disso, para checar a veracidade de uma oferta de emprego, sempre recorra às páginas oficiais das empresas, procurando também pelo nome do recrutador.
Se tratando do WhatsApp nunca compartilhe códigos de verificação com ninguém.